WOT – WEB OF TRUST – Outra Ferramenta Contra o Spam. Post Atualizado!

wot cada centavo contaEm post anterior falamos sobre uma ferramenta que nos ajuda a detectar sites maliciosos que estão mais preocupados em roubar nosso dinheiro do que gerar uma parceria em que todos podem ganhar. Esta ferramenta, chamada Scamvoid, pesquisa automaticamente na Internet sobre o site que você escolheu e retorna uma série de informações úteis em menos de 1 minuto mas que levariam muito mais tempo se formos pesquisar manualmente. Continuando a conversa sobre ferramentas que detectam spam ajudando ao leitor ficar longe de arapucas, vamos falar da WOT ou Web of Trust que me parece uma ferramenta perfeitamente complementar ao Scamvoid.
A ideia central do WOT baseia-se nos próprios usuários da comunidade global que forma a Internet usando a opinião destes para gerar um ranking de cada site avaliado. Não é uma ferramenta automática, como o Scamvoid, mas sim uma soma de todas as notas dos usuários que se dispõe a escreverem e julgarem a reputação do um site ou blog.

Como Usar?

O WOT é, na verdade, um “add-on” que deverá ser instalado no navegador da sua preferência (possui compatibilidade com vários). Logo no inicio você tem a possibilidade de ajustar a ferramenta para o seu melhor uso. Se o seu computador é compartilhado com filhos, por exemplo, então é possível fazer o bloqueio de  sites com reputações duvidosas. Veja abaixo uma imagem com as opções.
wot-web-of-trust-level

Escolha a sua opção de uso do WOT

O mais importante é que após feita a ativação, aparecerá um pequeno ícone a direita da barra de endereço indicando sobre a reputação do site acessado. veja abaixo.
wot site exemplo2 cada centavo conta

Veja o ícone verde e circular em cima a direita? É ele!

 

Basta clicar neste ícone que uma série de informações aparecerão para você. Essas são as informações que vem agrupadas de todos os usuários que classificaram o site.  Agora não só você pode ver a reputação de um site – conquanto ele esteja já classificado pelo usuários do WOT– como você também pode fazer a sua própria classificação como visto na tela abaixo.
wot site ferramenta cada centavo conta

O que os usuários do WOT acham deste site?

 

Na figura abaixo é possível ver a gradação das notas possíveis para um site e também uma tela com reputação do blog CCC. Pela imagem vemos que o blog ainda não possui classificações feita pelos usuários que visitam o site, então aproveite e faça seus comentários e classifique o CCC!
wot rating cada centavo conta

Classificação usada pelo WOT

 

wot ccc cada centavo conta

Clique na tela e conheça a reputação do CCC!

 

Mas a ferramenta apresenta várias outras opções. Uma das mais interessante é quando você acessa um site que a comunidade WOT acha perigoso, aparecerá um pop-up com a informação como na figura abaixo logo ao acessar o site.
wot painel institut cada centavo conta

Tenha muita precaução ao entrar neste site!

Sabendo que as plataformas móveis estão sendo cada vez mais usadas por pessoas de todas as idades, também é possível instalar o WOT no seu celular e trazer a segurança para o navegador do seu smartphone Android.
wot web of rust google play

WOT também para smartphones!

Esta é uma segurança não somente para você mas também para outros usuários que utilizam o computador como crianças.

Conclusão

Não perca esta oportunidade, faça a instalação e aproveite mais esta camada de proteção. A Internet pode ser um mundo de novas experiências e informações “na ponta do dedo”, mas deve-se navegar com todo cuidado e esta solução pode ajudar muito. Eu falei aqui somente de algumas opções desta excelente ideia, você pode encontrar outras e não deixe de falar o que acha nos comentários!

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share