V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira

V forum de Educação Financeira Banco CentralDurante o período de 4 a 6 de novembro de 2013 aconteceu o V Fórum de Educação Financeira promovido pelo Banco Central do Brasil na cidade de Fortaleza. Sendo um dos principais acontecimentos nesta área, promovido pela mais alta autoridade monetária e envolvendo várias outras instituições acredito ser muito importante divulgar essa iniciativa que já está em sua quinta versão. Lá foram discutidos diversos temas como a inclusão financeira, o crédito responsável, as inovações na área, a regulação bancária como também palestrantes internacionais mostraram suas visões particulares da economia do Brasil.

 

Alguns Pontos Interessantes

  • Gerente de banco é um agente na educação financeira do brasileiro? Na discussão sobre se os Bancos Comerciais  devem ser também responsáveis pela educação financeira do cliente, Mara Luquet, conhecida Jornalista do canal Globo News, foi contrária informando um possível conflito de interesses, pois antes de tudo o gerente de um banco é um vendedor com compromisso com a instituição em que trabalha. Eu já falei sobre isso antes aqui no blog.
  • O papel dos correspondentes Bancários: Foi exaltado como muito importante, principalmente nos lugares mais difíceis de chegar e em cidades pequenas. Eles levam à essas pessoas que moram nesses lugares distantes ou comercialmente pouco atrativos uma série de serviços bancários estendendo o alcance dos bancos comerciais.
  • Pessoas mais velhas poupam com mais consistência: essa foi uma surpresa, pois deveria ser justamente ao contrário! O brasileiro ainda tem um bom caminho pela frente para possuir inteligência financeira ainda quando jovem, para que possa, justamente quando mais velho, usufruir de uma vida mais tranquila.
  • A cultura de comprar tudo dividido: Entre os conferencistas internacionais ficou claro a surpresa da cultura do brasileiro em comprar tudo dividindo em muitas parcelas mesmo para valores pequenos. Se por um lado esse comportamento faz com que o cidadão possa comprar bens mais caros que, em princípio, não caberiam no bolso, por outro aumenta o risco do superendividamento, causando sérios problemas aos familiares.

A Calculadora do Cidadão

Uma dos produtos mais interessantes discutido no fórum, foi a calculadora do cidadão. Certamente uma ótima ferramenta de inclusão financeira criado pelo pessoal de desenvolvimento do Bacen. Nela é possível calcular o valor financiado de um apartamento ou quanto uma aplicação (como a poupança) renderá em um determinado número de meses, por exemplo. Falarei sobre ela, em detalhes, em post futuro.
Esses e outros assuntos você pode conferir na página do fórum, onde é possível acessar também as edições anteriores. Recomendo uma visita. Veja abaixo links para acesso direto ao site:

 

forum2

Produtos de educação financeira lançados no fórum

 

forum

Clique para ver as apresentações do fórum

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share