Quanto Posso Ganhar em Um Mês em Sites de Opiniões?

cada centavo conta ganhar dinheiroA leitora Lia Soares (nome informado no comentário sobre o post do ThePanelStation) perguntou se é possível manter uma renda de pelo menos um salário mínimo respondendo pesquisas, levando-se em conta a disponibilidade de tempo integral para esta atividade. Eu achei tão interessante esta pergunta que resolvi escrever um artigo somente sobre este tópico e sabendo que muitos outros leitores também têm curiosidade sobre esta questão. Então vamos lá.

 

Uma Análise Superficial

Inicialmente vamos analisar especificamente o desejo da leitora em trabalhar em tempo integral respondendo aos questionários na Internet. Vejamos a vantagens:
  • Trabalhar em casa e não se preocupar com deslocamentos e custos de transporte;
  • possibilidade de conjugar as tarefas domésticas com trabalho na Internet;
  • trabalhar no dia e horário que mais lhe convier (de dia, noite, madrugada…)
Pensando que seria possível dispor de cerca de 8 horas diárias  (tempo integral) e com uma média de 15 reais por hora, em um dia a Lia iria perfazer 120 reais. Dispondo de 22 dias de trabalho em um mês, fazendo as contas a nossa leitora chegaria ao valor de 2640 reais. Uau! Nada como ter uma melhor percepção do nosso trabalho! Achei muito interessante, mas…

 

Vamos a Dura Realidade

Para quem tem um pouco de experiência na área já deve ter percebido que as coisas não são fáceis assim, senão vejamos:
  • Nem sempre o que ganhamos é em dinheiro. Sites como Nicequest e Qualibest, que possuem boa reputação, normalmente convertem nosso trabalho em prêmios e não em dinheiro;
  • muitas vezes, após trocar os pontos por dinheiro (por exemplo, para receber via paypal) demora 30 dias ou mais para efetivamente o dinheiro ser depositado na conta;
  • uma parte do tempo deve ser dedicada para procurar oportunidades, criar uma conta, completar o perfil respondendo muitas perguntas até estar pronto para receber os questionários;
  • realmente uma das coisas mais irritantes é ser “chutado” (screenout) da pesquisa sem antes terminar, pois você não faz parte do perfil e isso toma tempo;
  • é importante ter uma base da língua inglesa, caso contrário, pode-se perder boas oportunidades.
  • Muitas arapucas estão por aí querendo tomar seu precioso e suado dinheiro. Estar nesta área é lidar constantemente com este tipo de situação como eu mesmo já falei por aqui
  • Capacidade de concentração e ser produtivo são requisitos muito importantes, ou pode-se acabar distraído fazendo o dia render pouco e sabemos que a  Internet é cheia de distrações.
  • O perfil é importante: certos sites desejam um perfil específico como alguém da área de saúde ou de informática. Para quem não trabalha é interessante procurar sites que combinam com este perfil mais “genérico”. Exemplos são os questionários sobre filmes, sobre produtos que serão lançados, enquetes sobre preferências de carros, casas etc, é claro, sem desprezar experiências anteriores de trabalho que podem render chamadas para questionários também.
Isto posto, como podemos realizar cálculos mais realistas? Simples, podemos brincar com os números à vontade. Se a intenção é ganhar próximo de um salário mínimo podemos calcular assim: 6 horas de trabalho por dia, fazendo 6 reais por hora. Em 22 dias, no mês teríamos 792 reais ganhos nesta atividade. Ainda restaria um bom tempo para descansar e outras tarefas do dia a dia.

 

cada centavo conta dolar

OK, Então o que Eu Realmente Acho?

Somando-se todos os contratempos e juntando muita força de vontade é possível ganhar esta luta e se sair bem no final. Na medida em que o tempo passa, com a experiência é possível ganhar mais com menos esforço, mas somente com muito trabalho é que chegaremos a uma boa posição neste mercado. As oportunidades estão aí e podem ir além de responder questionários na Internet, principalmente para aqueles que estão dispostos a trabalhar de forma integral nesta vida virtual. Eu desejo boa sorte a nossa intrépida leitora e mais uma vez coloco a disposição este blog e toda a comunidade de leitores que, unidos, poderão compartilhar suas experiências e tornar o caminho menos árduo.

crédito das fotos: freedigitalphotos.net

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share