Proteste e o Guia do Endividado




Em comemoração do dia do consumidor, celebrado em 15 de março, a Proteste disponibilizou, de forma gratuita, um guia em formato PDF com uma série de informações úteis para quem se encontra em algum grau de envidamento, servido como apoio ao consumidor. Tenho certeza que muitos brasileiros estão na  situação de muitas dívidas e alta inadimplência! Principalmente quando o Brasil passa por uma situação ainda mais complicado em termos de inflação e juros elevados. Veja abaixo alguns dos mais importantes tópicos relacionados ao envidamento de pessoas.

Sobre o índice de endividamento

De forma didática e para que a pessoa endividada possa ter mais clareza em como sair do endividamento, existem uma espécie de gradação indicando o nível de dívidas e assim perceber a real gravidade da situação. Veja abaixo um resumo.
  • Até 30% da renda comprometida: Esta é considerada uma situação relativamente saudável. Porém todo cuidado é pouco, principalmente se a dívida encosta nos 30%. Tipicamente o comportamento de gerir melhor suas despesas já ajudaria bastante para quem se encontra nesta situação. Planilhas de orçamento doméstico são facilmente encontradas na Internet, um bom exemplo é a planilha do blog Simplinvest onde é possível detalhar seus gastos e ver mais facilmente como será possível economizar.
  • Até 50% da renda comprometida: Será necessário mudar o estilo de vida para tentar reverter a situação. Diminuir a dinheiro separado para divertimento, suspender a TV por assinatura, comprar produtos de marcas mais baratas e genéricas, entre outras medidas para alcançar uma situação financeira mais tranquila.
  • Envidamento maior que 50% da renda: Mudanças radicais precisam ser feitas. Vender carro, dispensar a empregada e outras atitudes mais radicais na tentativa de reverter a situação.
Muita atenção ao seu comportamento e o quanto você é influenciado pelas mídias em geral. Somos constantemente bombardeados por propagandas nos levando ao consumo imediato e de supérfluos, portanto todo cuidado é pouco com relação à sua saúde financeira.

Segundo a sabedoria popular, dinheiro não traz a felicidade, mas certamente a falta de dinheiro cria problemas que geram a infelicidade.

Neste documento feito pelo grande portal do consumidor Proteste e disponível para todos, os principais assuntos são tratados de forma simples e ilustrativa mostrando como se organizar, veja alguns desses assuntos.

débito proteste documento cada centavo conta

  • Tipos de crédito: Veja qual o melhor para você;
  • Empréstimo pela Internet: Facilidade ao adquirir mas cuidado com a dificuldade ao pagar;
  • Diagnóstico do endividamento: Perceba seu grau de endividamento e facilite seu caminho para uma vida sem dívidas;
  • Orçamento familiar: Extremamente importante. Cuidar do orçamento familiar é a base para constituir uma sólida saúde financeira;
  • Reserva para emergências: Dependendo da sua relação de trabalho este assunto terá maior ou menor importância, porém sempre deve ser discutido para que não gere surpresas desagradáveis no futuro;
  • Financiar ou alugar imóvel: Além da decisão financeira também entra a questão psicológica. O brasileiro tem uma paixão por imóveis que vem principalmente da cultura de hiperinflação que assolou o país durante muito tempo.
Essas e outras questões você poderá ler neste documento de apoio ao consumidor e aprender como sair do vermelho. Então não deixe esta oportunidade passar, fuja da inadimplência fazendo o download aqui. Depois é só colocar seu comentários abaixo para discussão entre os leitores do CCC. Abaixo um texto extraído da página da Proteste sobre o tema disciplina financeira.

Esse é um exercício diário, que exige disciplina e bom senso. Por exemplo, é melhor esperar um pouco mais para comprar à vista ou com melhores condições de pagamento”

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of lekkyjustdoit at FreeDigitalPhotos.net

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share