Post de Fim de Ano

fim de anoTive uma educação privilegiada quando comparada com a maioria dos brasileiros porém, em termos de educação financeira, foi praticamente nula tanto na escola quanto em casa. Meu pai, pessoa de sucesso no trabalho, tinha uma típica cabeça de classe média da época dele: pensava em gastar fortemente em supérfluos, manter um nível de padrão que não construía riqueza e com o tempo acabou profundamente endividado. Na escola não aprendi sobre a importância do dinheiro e como usá-lo com sabedoria e por outro lado, aprendi formalidades, decorando datas e acontecimentos que pouco utilizo na minha vida diária.
Por muito tempo segui esta “escola de vida”, ainda muito comum hoje, e passei a gastar tudo que tinha depois que entrei no mercado de trabalho e mantinha um fluxo constante de dinheiro na minha conta. Felizmente, após vários anos e muito estudo (livros, blogs, revistas…) e aprendendo com decisões erradas, eu mudei. Mudei muito, para ser sincero e acredito que para melhor. Hoje mantenho controle sobre as finanças, gasto menos do que ganho e faça investimentos pensando tanto em curto e longo prazos. Demorei muito para pensar desse jeito, é verdade, o que me custou certamente uma vida mais tranquila que estaria desfrutando agora, mas penso que a mudança feita para uma vida melhor é válida, sempre.
Esse blog tem um mote de trazer mais educação financeira para as pessoas e também como achar formas alternativas de ganhar dinheiro fugindo das muitas arapucas que existem nesta selva que é a Internet. Porém, acima de tudo, a mensagem essencial que eu gostaria que ficasse é a de que apenas mudando internamente, somos capazes de realmente fazer diferença. Não adianta achar que a mudança virá de fora como um milagre, ou que alguma entidade toda-poderosa deitará a mão sobre sua cabeça e sumirá com seus problemas. Não, isso não vai acontecer. Coloque a responsabilidade nas suas mãos e mude, avance numa direção de uma vida com mais significado não somente para você, mas também para os outros assim deixando um mundo melhor e mais justo para as próximas gerações.
Abraços e bom ano novo.

Crédito da foto freedigitalphotos.net.

 

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share