Paid-to-Click (PTC): Opinião

ptcNesta sessão do blog Cada Centavo Conta eu dou minha opinião sobre um assunto específico.

Há muito tempo (bom, há alguns anos…) que eu tenho o conhecimento do esquema PTC (Paid-to-Click) onde é possível clicar em anúncios espalhados pelos sites na Internet e ganhar um pequeno valor como recompensa.

Neste sistema existe o site que age como intermediário entre os anunciantes e os usuários registrados que receberão os anúncios (normalmente por e-mail). O anunciante paga para o site PTC e parte deste valor vai para o usuário quando interage com o anúncio.

Pela minha experiência e o que eu vejo na Internet, o valor pago para o usuário ver e clicar no anúncio é ínfimo e tomaria muito tempo para obter um valor razoável. Então quem realmente pode-se ganhar com isso? Minha resposta: A própria empresa proprietária do sistema de PTC (claro!) e quem adere pesadamente ao sistema de referidos.

Falando sobre o sistema de referidos que prevê o retorno através de comissão ao chamar outros usuários para se inscreverem no site de PTC, eu sou totalmente favorável. Porém, quando o negócio depende principalmente dos referidos, tendo a maior parte do lucro vindo da necessidade de novos usuários, inclusive em cascata, dificilmente haverá igualdade para todos. Aqueles que entram primeiro e fazem um bom marketing conseguirão um alto retorno com o cadastro de novos usuários configurando um clássico esquema de pirâmide que não se sustenta no longo prazo.

Como eu já disse, não tenho nada contra o ganho de indicação, pelo contrário, acho válido, porém negócios do tipo PTC que se “sustentam” pesadamente na indicação de outras pessoas, acabam privilegiando alguns poucos (os primeiros) e a grande massa ficará praticamente sem ganhos, ou mesmo com prejuízo quando você paga para ter direito a chamada “contas premium” onde é possível “alugar” referidos e supostamente aumentar seus ganhos.

Eu apenas recomendo formas de ganhar dinheiro onde a maior parte do lucro vem do trabalho próprio e aceitando somente, como forma secundária, o sistema de referidos tendo em vista que cada site possui suas próprias regras de recompensa.

Salvo a existência de uma forma mais ética de ganhos em PTC, que pode surgir na medida que eu pesquiso mais sobre o assunto, dificilmente entrarei em algum negócio deste tipo.

E você? Possui alguma experiência neste sistema? Pensa diferente? Deixe sua opinião. Obrigado!

Abaixo algumas referências para estudo:
pt.wikipedia.org/wiki/Paid_to_click

en.wikipedia.org/wiki/Paid_To_Click

listoflegitptcsites.blogspot.in/

www.workforparttime.com/ptc-scams/

 

Crédito da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share