Outras Formas de Vender Livros e Revistas

livros cada centavo contaNos últimas semanas li vários comentários sobre o Estante Virtual e sua modificação na política de cobrança de comissão dos livreiros profissionais ou amadores. Muito tem se falado, mas como não sou profissional da área e acredito nem a maioria dos meus leitores, prefiro discorrer sobre outras formas de venda online. Como já havia falado anteriormente, acho extremamente importante a concorrência, assim teremos o poder da escolha. A própria Estante Virtual já começou a fazer alguma revisão em sua política de cobranças devido as reclamações dos usuários e surpresa minha, ela não está aceitando novos cadastros de leitores (aceita somente de livreiros profissionais), segundo conversa com meus leitores.
Possibilidades de vendas online existem muitas, porém coloco aqui a minha experiência pessoal sobre o assunto que vão além do Estante Virtual e Mercado Livre. Neste contexto, não poderia deixar de recomendar o post “Consumo Colaborativo: Como Participar?“. Lá você encontra boas oportunidades também.

 

 

Com uma propaganda massiva na TV e Internet conseguiu uma grande quantidade de cadastros e muito tráfego. Vale informar também que o Bomnegócio foi absorvido pelo OLX assim também adquirindo todo os usuários. Utilizando os serviços do site de forma constante, consegui vender várias coisas que não usava mais. Como diferencial o OLX oferece a possibilidade de criar uma página pessoal se você possui no mínimo 5 anúncios com direito a personalização do nome, logo, descrição e inserção de telefone e endereço. Eu criei minha página colocando, em sua maioria, livros e revistas em quadrinhos (dispostos em coleções) e já tive contato com algumas pessoas interessadas, mostrando que é possível também vender livros e revistas neste site. Não esqueça que o OLX tem caráter mais regionalizado, portanto você alcançará, na maioria das vezes, pessoas do seu estado. Ainda assim é bom pensar em formas de enviar seu material a venda pelos Correios quando as dimensões permitem, como livros, por exemplo.
OLX cada centavo conta

Veja uma foto da minha página criada no OLX.

Como ponto negativo, não existe uma forma de dar nota ao vendedor e ao comprador (é só um classificado…) e o endereço (url) criado da sua página pessoal poderia ser personalizado, como por exemplo, www.olx.com.br/cadacentavoconta, porém isso não é possível.

 

 

Sebo Livronauta

Como disse anteriormente, a concorrência é sempre benéfica, quando praticada de forma saudável. Nós sempre temos que ter alternativa para qualquer serviço que queiramos adquirir. A dica do livronauta, também vinda dos leitores do blog, foi muito bem-vinda. A criação do cadastro é, de forma geral, simples, porém me foi pedido um número fixo para validação da conta. De qualquer forma já é possível ir cadastrando os livros, enquanto sua conta é ativada.
livronauta cada centavo conta

Painel de administração do Livronauta

Veja que na imagem acima ainda falta a ativar a conta conforme falei acima. Em “Gerenciar Acervo” você pode cadastrar, editar e ver todo seu acervo no Livronauta, tornando fácil a administração. Como ponto positivo a inserção de foto poder ser feita sem a forte restrição de tamanho que existe no Estante Virtual, o que acho ótimo. Para vender seus livros (ou comprar) é necessário criar uma conta no Bcash, sistema parecido com o Paypal, muito falado por aqui no CCC, onde é possível pagar com a maioria dos cartões de crédito. Acredito que o Livronauta esteja procurando outras formas de pagamento, então novidades podem aparecer.
Pela propaganda feita do Livronauta já existem mais de 3 milhões de livros cadastrados, acredito que , se o trabalho  continuar bem feito, o potencial é enorme. Por fim, veja o apelo retirado de um e-mail que foi enviado para mim, quando fiz o cadastro.
Vendas. Sabemos que o que nos falta é sermos mais conhecidos. Investimos durante muito tempo em propaganda, porém os anúncios na internet hoje são caros e a receptividade nem sempre é boa. Percebemos que o retorno é mais significativo quando somos indicados diretamente aos clientes. Fica aqui o pedido de que continuem a indicar-nos aos seus clientes, para que alcancemos maior visibilidade. Nessa parceria todos ganharemos.
E vocês? Já possuem alguma experiência com estes sites? Outros? Deixem seus comentários!

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share