O Dia Em Que Minha Conta Na Amazon Foi Hackeada

hacker-logoNuma noite em casa, após o ter chegado do meu trabalho eu me preparava para descansar quando recebi, no meu telefone fixo, uma ligação da Amazon americana. O atendente me cumprimentou e depois falou.
– O senhor completou uma ordem  de 400 dólares?
Atônico, eu não consegui responder de imediato. Pensei que eu não estava entendendo o inglês. Pedi par repetir umas duas vezes. Logo que percebi a situação, falei que NÃO, eu não fiz nenhuma compra de qualquer valor e não tinha nenhuma ordem em progresso na minha conta da Amazon americana.
O atendente desligou informando para também eu entrar em contato com as operadoras de cartões de crédito para cancelar a venda.
Imediatamente tentei acessar a minha conta e não tive sucesso. Fiz o procedimento de mudança de senha e continuei sem acessar a conta! Antes de entrar em contato com as empresas de cartão de crédito, verifiquei que na minha caixa de e-mail havia um mensagem da Amazon informando que havia sido feita uma compra com um destino para um endereço que desconheço, veja figura abaixo.

amazon-order

Mais alguns minutos, e recebi um outro e-mail da Amazon dessa vez informando que a minha conta provavelmente foi invadida e por isso tinham cancelado todas as ordens bem como as informações dos meus cartões. Veja abaixo extrato deste e-mail.
Voltei ao site e dessa vez, depois de trocar de senha várias vezes, consegui acessar minha conta! Realmente não tinha nenhum vestígio de qualquer tipo de ordem.
O que eu achei do comportamento da Amazon?
Excelente! Eles  realmente foram rápidos, fazendo a ligação e depois cancelando qualquer ordem na minha conta. O valor não é grande, pouco mais de 400 dólares, mas ainda assim nunca tinha feito qualquer compra com valores próximos a esse valor principalmente de aparelhos eletrônicos. A Amazon também informou que não tinham nenhum problema de invasão em seu site, dando a entender que tudo o que aconteceu com minha seria somente minha responsabilidade.
Qual o aprendizado?
A Internet facilita a sua vida em muitos níveis e a aquisição de bens não é diferente. Porém, deve-se tomar todo o cuidado possível com suas informações pessoais. A Amazon, empresa reconhecida e de grande porte certamente toma uma série de precauções em relação à segurança e as contra-medidas em caso como este. Mas e uma empresa pequena? Você confiaria seus dados à empresa desconhecida no mercado? Compraria com ela? Essas perguntas devem ser respondidas sempre que você comprar ou usar algum serviço via Internet para que não tenha problemas no futuro.
Agora, e você leitor? Já passou por problemas parecidos? Como foi sua experiência? Conte nos comentários!

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share