Livros

Sabendo que a leitura de livros é um hábito recomendável e parte importante da vida de quem tem interesse em aumentar a inteligência financeira e acumular dinheiro de forma saudável, vou escrever algumas resenhas de livros que recomendo principalmente para a área de finanças e controle financeiro. Recomendações sobre outros assuntos também serão possíveis, como por exemplo, auto-ajuda, informática, viagens etc, assim como recomendações de leitores, pois assim poderemos trocar experiências e enriquecer nosso conhecimento.

 

Saga Brasileira

saga brasileira cada centavo contaSaga Brasileira é um livro para ser lido tanto por jovens que pouco se lembram dos acontecimentos das décadas de 80/90 e da hiperinflação como por pessoas mais velhas que poderão relembrar os angustiantes anos que antecederão o Plano Real, que tirou o Brasil das garras inflação descontrolada e de planos econômicos fracassados.
Antes de 1994 o Brasil vivia uma situação onde não era possível sequer fazer planejamentos financeiros de curto prazo, pois quase diariamente havia remarcação de preços tornando a vida do consumidor um martírio.
Para resolver isso? Da-lhe planos que basicamente congelavam preços, sem medidas fiscais eficazes de cortes de gastos do governo, saneamento de bancos estatais etc e em pouco tempo, lá estava de volta a hiperinflação.
Miriam Leitão, jornalista da área econômica, calejada de tantos anos de experiência retratando o Brasil nos jornais e na televisão, consegue passar ao leitor leigo em economia as dificuldades de um povo sofrido pela constante incompetência do governo. Não só retrata como também entrevista pessoas comuns presas neste turbilhão financeiro bem como os figurões do governo, tentando tirar um mínimo de lógica nos desmandos de políticos mais preocupados com o seu próprio umbigo (e o umbigo dos amigos) do que realmente sanar as chagas de um país mergulhado no caos.
Leitura indispensável para quem quer entender e lembrar esse momento das nossas vidas e para que sirva de lição para que as próximas gerações não repitam os mesmos erros, ou melhor, que escolham governantes realmente interessados num Brasil melhor e mais justo.
Veja meus livros a venda em: Estante virtual

 

Educação Financeira ao Alcance de Todos

educação financeiraO livro do prof. José Pio Martins consegue passar o recado em poucas páginas porém com muita informação. Começando com um panorama mundial sobre mudanças ocorridas nas últimas décadas, mostra claramente a nova posição que nós devemos ter para uma vida financeiramente mais saudável. Mas como, na prática, realmente mudar? A resposta vem em seguida com a conversa girando em torno de um assunto mais técnico: ativos bons e ruins, aprender a ler demonstrações financeiras e fluxo de caixa são alguns dos itens essenciais que devemos levar em conta e que são facilmente assimilados nas palavras certeiras do autor. No próximo tópico o professor se arrisca mais um pouco e fala um pouco sobre os tipos de investimentos. Assunto que daria um livro inteiro (e dos grandes) aqui é colocado superficialmente, porém fica claro que o recado é passar as principais possibilidades existentes ficando ao cargo do leitor procurar aprofundamento. Encerra o livro com algumas “regras de ouro para o sucesso” uma típica aula de um professor que sabe o que está falando. Educação Financeira ao Alcance de Todos é um livro simples e pequeno mas que vai ao encontro daquilo que é essencial para todo cidadão que pretende prosperar na vida, seja qual for a profissão.
Veja meus livros a venda em: Estante virtual
Crítica também publicada no Shvoong