Livros: Fontes de Informação ou de Gasto?

livros cada centavo contaAcredito que um dos hábitos mais saudáveis que uma pessoa pode ter é a leitura, sendo possível aprender sobre todos ramos do conhecimento humano e de quebra, você fica longe (pelo menos um pouco…) da TV e sua forma passiva de receber informação. Mas qual a maneira que você adquiri livros? Pergunto isso, pois muitas vezes fico impressionado o quanto podemos gastar somente comprando livros em livrarias tradicionais. Facilmente gastamos R$ 30,00 ou mais em um único livro, as vezes bem mais quando falamos em livros universitários. Somando os valores dos livros que temos em nossas prateleiras, podemos chegar a cifras realmente impressionantes.
Sou forçado a dizer que comigo não foi diferente. Sempre gastei muito de livros, pois tenho interesse variados e não faltava um motivo para comprar um novo livro sem contar todas as minhas revistas em quadrinhos. Com o tempo e a disseminação de sebos na Internet, comecei a ver que era possível economizar bastante simplesmente pesquisando e comprando mais barato em sebos sem precisar sair de casa. Assim eu fiz, e mais do que isso, comecei a vender livros também, como você pode ver no meu post sobre o sebo Estante Virtual. Lá, inclusive, já vendo alguns gibis que, como colecionador, não é fácil de se desfazer.
Indo além, hoje estou disposto muito mais em usar bibliotecas públicas sendo uma alternativa certamente mais barata e com grande variedade de publicações dos mais variados assuntos, sem falar que é um ótimo lugar para encontrar pessoas, fazer doações e muitas vezes, se inteirar sobre os acontecimentos culturais na sua cidade. Sim, é verdade que muitos sentem prazer em manter prateleiras e mais prateleiras de livros que são comprados, lidos e guardados e depois ficando anos sem ninguém usá-los novamente. Mas podemos pensar de maneira uma pouco mais – financeiramente – inteligente e perceber que ainda podemos ter acesso à informação andando até uma biblioteca e economizar muito, principalmente quando se põe na ponta do lápis o que você gastaria em vários anos comprando livros novos. Além disso, com o tempo, você se livra de um peso na sua casa principalmente na hora de arrumar a bagunça ou quando for mudar e morar em outro lugar.
marvel cada centavo contaEstamos falando aqui de uma mudança de pensamento  e consequentemente de comportamento e eu coloquei aqui meu próprio exemplo. Estou passando de um acumulador de livros, para uma posição mais livre, buscando alternativas, mas ainda assim mantendo meu acesso a informação que me é útil. Percebi que ao focar minha energia no acúmulo de informação e não de coisas (neste caso, livros) passei a ter mais tempo livre justamente para o que interessa: ler.
Não podemos esquecer que esta reflexão sobre como vamos adquirir livros é muito importante na medida que pensamos a longo prazo. Faça você mesmo suas contas e perceba que , lá na frente, esta nova forma de encarar o consumo fará diferença tanto no seu bolso quanto no seu conhecimento.
Nesta empreitada quero que o leitor do CCC também colabore comigo. Diga, no espaço dedicado aos comentários, como você faz para ler os livros da sua preferência e como forma de prestigiar quem lê este blog de forma regular, vou criar uma promoção: Acesse a minha página no Estante Virtual e caso tenha algum livro que te interesse pode entrar em contato comigo que eu envio pagando somente o frete. Isso mesmo, não pague nada além do frete. Porém para participar é necessário ter seu e-mail na minha lista e fazer o pedido enviando um e-mail e não finalizar a compra pelo Estante Virtual. Resumindo:
  1. Inscreva-se no blog para receber os novos posts.
  2. Acesse minha página no Estante Virtual.
  3. Mande um e-mail dizendo qual o livro que quer adquirir (não faça a compra pelo Estante Virtual).
  4. Eu faço o envio com o endereço informado após o pagamento do frete (depósito em minha conta bancária).
  5. Aproveite e boa leitura!
OBS: Reservo o direito de cancelar esta promoção em qualquer tempo.
Leia também:
Get Rich With: Your Local Public Library
Esqueça um Livro. O desapego literário

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share