Hospedagem de Blogs e Sites

Um dos primeiros desafios quando se pensa em criar um blog é saber onde hospedá-lo.  Podemos usar a própria hospedagem grátis de domínios como o blogger e wordpress ou partir para algo mais profissional e contratar uma empresa de hospedagem. Desde o início, quando pensei em compartilhar minha experiência, tinha interesse em ter meu próprio domínio, pois gostaria de passar aos futuros leitores justamente esta imagem,então restou esta segunda opção.

Como Fiz a Escolha ?

Sabendo muito pouco sobre o assunto, sem uma referência em português  que achasse confiável e ansioso em começar logo o meu trabalho resolvi acreditar num dos blogueiros de maior sucesso no mundo: John Chow do blog www.johnchow.com. Em seu blog existe uma promoção (de longa duração) que combina um preço abaixo do oferecido no site da própria Hostgator com a ajuda do John Chow para instalar o wordpress. Não que a fama de um blog  seja garantia de confiança, pelo contrário, muitos sites e blogs famosos acabam lucrando de forma no mínimo duvidosa. Porém, resolvi experimentar e comprei um dos mais baratos pacotes disponíveis (total de 43,65 dólares por um ano com registro de domínio incluído) e criei o cadacentavoconta.com. Após a escolha do domínio, entrei em contato, via e-mail, com Chow que me respondeu somente após algumas semanas (demorou um pouco realmente), fez a inclusão do wordpress como plataforma de criação  e finalmente consegui ter em mãos um blog pronto para trabalhar.

Criando o blog

Custou alguns meses para que eu colocasse o wordpress de acordo com que eu queria: instalação de ferramentas, plug-ins e boa aparência (um universo de temas diferentes…) para mostrar um visual mais profissional em que os leitores pudessem ter identificação e ao mesmo tempo, eu procurava formas de inserir propagandas, como da Amazon e o Adsense do Google pensando num retorno financeiro no futuro. Somando, ainda, cerca de 3 meses de publicação de artigos, ou seja, aquilo que realmente importa para os leitores, estou com o Hostgator  durante praticamente um ano.
Várias possibilidades de hospedagem

Várias possibilidades de hospedagem

Hostgator

Durante todo o tempo de hospedagem com a Hostgator, não tive problemas. O sistema funcionou corretamente e sem downtime (indisponibilidade). Mesmo escolhendo um plano mais simples (compartilhado), tem sido mais do que suficiente para comportar o tamanho e o tráfego que meu blog gera diariamente, sendo possível no futuro uma revisão no plano caso aumente o tráfego (espero que sim!). A plataforma administrativa chamada CPanel possui tudo o que você precisa para gerenciar tecnicamente o seu blog, incluindo acesso à sua caixa de e-mail, ao backup, a parte de pagamento, aos vários tutoriais etc. Junte isso a possibilidade de obter seu dinheiro de volta caso não fique satisfeito e os vários prêmios recebidos internacionalmente, temos uma opção de hospedagem bem completa. Sugiro gastar um bom tempo para se acostumar com a grande quantidade de informação disponibilizada no site e escolher as opções na medida em que se sentir confiante.
hostgator

Vários prêmios recebidos

No Brasil

Toda a minha relação com o Hostgator foi criada e feita nos Estados Unidos, via a promoção do blog do John Chow, porém  a empresa possui filial no Brasil facilitando bastante a comunicação devido ao suporte técnico em português e pagamento em moeda nacional (eu fiz tudo via paypal). Já tive uma rápida conversa com o pessoal no Brasil (pensando na possibilidade de fazer a transferência de conta), porém minha experiência está pesadamente calcada no suporte americano.

 

 

Resumo

Sei que a escolha de hospedagem é algo que não é fácil, pois todo seu trabalho estará guardado na empresa e o quesito disponibilidade é muito importante, ainda que muitas vezes o uso de uma hospedagem grátis pode ser suficiente mesmo sabendo que receberá um serviço inferior. Portanto é necessário que se faça um estudo prévio olhando para suas próprias expectativas de exposição do seu trabalho e possível retorno financeiro. Como disse, no meu caso preferi pagar (ainda que pouco inicialmente…) para ter um serviço de qualidade melhor.
E vocês, possuem experiência com hospedagem? Conhecem outras empresas que oferecem serviços similares? Deixe seu comentário e poderemos compartilhar as dúvidas e soluções. Obrigado!

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share