Guia CCC de Como Comprar de Forma Consciente e Eficaz

Sem dúvida, sempre que pensamos em renda extra estamos focando em juntar esta grana para ser gasta no futuro em algum desejo consumista. Ainda que não haja nada de errado em consumir, certos comportamentos podem ser muito prejudiciais à sua saúde financeira e mesmo à sua vida como um todo. Portanto, caso decida que realmente vale a pena comprar ou consumir algo, por que não fazer de forma mais pensada e racional? À primeira vista isso pode parecer difícil e certamente é! Não são muitos que resistem a tentação de uma “boa” promoção. Digo “boa” entre aspas pois a pessoa nem mesmo faz as contas ou uma pesquisa mais extensiva para ver se esta “promoção” é realmente válida ou apenas mais uma enrolação. Se essa é sua decisão – concluir a compra –  então que siga alguns passos indicados abaixo e tenha a certeza de ter sucesso neste processo.

 

A certeza de fazer uma boa compra com o método CCC de consumir

 

Comece escolhendo o produto e as características. Passo importante para que você não se fruste comprando aquilo que não serve, apenas por ser mais barato. Como exemplo, para facilitar o entendimento e servir de ilustração, vou fazer a compra de um smartphone. Então, vamos as características mínimas desejáveis: 8G de memória, câmera com resolução HD, tela de 5″. Para limitar entre os modelos do meu interesse, fiz uma pesquisa no site da Proteste, entidade que busca defender os consumidores e edita vários testes com os principais produtos de consumo. De acordo com o site existem cerca de 30 celulares como a minha descrição (tela de 5”).
proteste1 cada centavo conta

Filtrando minha escolha pelo tamanho de tela

 

 Agora é só entrar na lista de todos os smartphones e celulares de acordo com a minha escolha indicada acima . Nesta lista, poderei tomar a decisão olhando as notas dos testes feitos e as características técnicas. As melhores opções, de acordo com o Proteste , recebem selos como o “Escolha Certa”. Veja imagem abaixo com algumas dessas opções.

proteste2 cada centavo conta

Tenha paciência e gaste um bom tempo nesta etapa. Além das características técnicas também é possível ver o preço de cada celular. Cruze os dados e faça a escolha baseado naquilo que você deseja, mas dentro do seu orçamento.

 

Minha escolha

 

Escolhi o LG Optimus G2 D805. Possui tudo aquilo que eu quero, o preço está razoável (menos de R$ 1000,00) e é a “Escolha Certa” da Proteste com pontuação de 79 (entre 0 e 100) o que indica que realmente é uma boa opção. Veja imagem do celular e algumas características abaixo.

celular escolha cada centavo conta  

Escolha feita, agora…

 

Vamos fazer uma pesquisa de preços. A Proteste apenas faz uma indicação de preços, vamos confirmar e talvez conseguir um preço ainda menor! Para tal, eu uso o site Buscapé. O site de comparação de preços está no mercado há vários anos, é confiável e agora conta com uma proteção, garantindo sua compra. Veja abaixo uma imagem com detalhes da minha pequisa neste site.

  buscape1 cada centavo conta  

A pesquisa retornou uma quantidade satisfatória de opções. Se retornasse poucas talvez seria melhor escolher outro celular, ou seja, voltando para o início de processo.

E agora? Qual loja devo escolher já que várias oferecem o mesmo valor?

 

Essa é realmente uma escolha pessoal. Porém é importante que a loja tenha uma boa reputação (ainda que sua compra conte com a proteção do Buscapé) e o frete tenha um valor razoável. Também é muito importante…

 

Escolher uma loja que faça parte de alguma promoção!

 

Eu gosto de usar lojas que participam do “cashback”, pois recebo dinheiro de volta. Aqui no CCC já falamos de duas: Beruby e Méliuz. Acessei o Extra, que faz parte da promoção do Méliuz (veja a indicação no canto superior direito da imagem abaixo informando que esta loja faz parte desta promoção) para receber o cashback.

extra cada centavo conta

Pronto! Agora é só completar a compra no site e esperar chegar, tendo a certeza de ter feito uma boa compra. Apenas para fazer um rápido resumo, aqui estão os passos necessários para uma boa compra online.
  1. Escolha seu produto e as características;
  2. Acesse o Proteste e veja a qualidade dos mais variados modelos e marcas. Faça sua escolha;
  3. Acesse o Buscapé em busca dos melhores preços;
  4. Escolha uma loja com boa reputação, conjugando com o menor preço; e
  5. Confirme que esta loja participe de alguma promoção como o “cashback” do Beruby ou Méliuz.
E você. Quais seriam os passos importantes para uma compra de sucesso? Sempre é possível aprimorar e criar novas ideias para comprar de forma consciente. Escreva nos comentários o que você acha!

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share