As Duas Melhores Recomendações da Sua Vida Sobre Finanças Pessoais

Quando se busca por informação sobre finanças e educação financeira, tanto pela Internet, quanto por outros meios ou mesmo através do seu meio social, a resposta chega até você nas mais variadas formas. Desde conselhos simples do tipo “Nunca gaste mais do que ganhe!” ou complexos como “Aprenda aqui a melhor estratégia para operar no mercado de opções e ganhe muito dinheiro”.
Facilmente você pode ficar perdido, com tanta e variada informação. Sendo, na maioria das vezes uma, por assim dizer, “presa fácil” para quem quer vender aquele produto financeiro milagroso que vai fazer você ficar milionário em pouco tempo.
Na maioria das vezes, o que você consegue é perder dinheiro no mercado, tornando-se, como se diz neste meio, uma sardinha! Presa fácil para os tubarões do mercado financeiro, que são aqueles que, muitas vezes ditam para onde o mercado vai ou mesmo se uma ação de uma empresa irá se valorizar ou não. E você, pobre leitor ou leitora, fica perdido no meio de tanto informação, sem saber para onde realmente ir e como investir seu dinheiro vindo do seu trabalho, seja ele de tempo integral e como renda extra.
Então…tenho alguma chance de não me tornar uma sardinha no mercado e ainda assim fazer valorizar meu dinheiro???
A resposta é… sim!
Sempre quando alguém, que sabe que gosto dos assuntos de educação financeira e investimentos, me pede conselhos nesta área, eu acabo falando sobre as duas opções que descrevo a seguir.  Eu posso garantir que, apesar de você não se tornar um  George Soros, certamente irá fugir das armadilhas mais comuns e se tornar um investidor de sucesso. Veja Abaixo!

 

Primeiro Conselho: Seja amigo do cão!

bastter-cao-logo

 

Maurico Hissa, médico por profissão, tornou-se um dos maiores gurus da mercado acionário do Brasil, com uma filosofia simples: Sendo sempre direto e com os pés no chão na hora de ensinar as diversas escolhas financeiras.
Explico.
Em seu site o Bastter, seu apelido no mercado financeiro e também nome do seu cão, promove que, sim, você deve ser arriscar no mercado acionário, de títulos públicos, de renda fixa e até mesmo de derivativos, porém sempre numa perspectiva real e não fantasiosa achando que você vai “bater o mercado” e se tornar o novo Warren Buffett. No seu site e fórum, frequentado por milhares de seguidores da sua filosofia, a ideia mais importante é a noção da divisão entre um especulador e um investidor no mercado financeiro. Quem confunde, está condenado a ser mais uma sardinha e sempre chegar tarde na festa, perdendo dinheiro e como o Bastter diz, sustentando o mercado.
Nada contra os especuladores, peça importante para dar liquidez ao mercado ao fazer várias operações diariamente, mas o problema reside na confusão entre os papéis. No site do Bastter você terá uma grande quantidade material de qualidade para realmente entender como o mercado, principalmente o de renda variável, funciona e fazer sua escolha de forma consciente. Seus fóruns, tabelas, gráficos com informações detalhadas das empresas e os ocasionais puxões de orelha do Bastter vão fazer com que você entre no caminho certo que, com o tempo, te levará ao sucesso no seus investimentos e principalmente, te blindará contra uma mídia muitas vezes tendenciosa e fantasiosa que tenta sempre levar você para o caminho da manada perdedora, mais um bordão característico do Bastter e de seus seguidores.
No site uma parte do conteúdo e grátis, portanto recomendo gastar um bom tempo lendo o material disponível, absorver as várias informações dos usuários mais ativos e depois, quando você necessitar saber mais, faça a assinatura anual, tenho certeza que valerá cada centavo!
Então siga logo esse conselho e crie uma conta no site, explore bastante o material, estude muito, assista aos vídeos (veja um abaixo), tenha sempre uma visão crítica e fuja das armadilhas!

Segundo Conselho: Seja um Mustachiano!

Pete, mais conhecido como o Mr. Money Mustache, é o criador de um blog que se tornou famoso no mundo inteiro ao falar sobre seu peculiar estilo de vida, que fez ele praticar o que ele chama de extreme savings, guardando e investindo até 70% do seu salário e se aposentar com cerca de 30 anos. Sim! Somente trinta anos…
Percebeu a proposta do cara?

mr-money-mustache-logo

Claro, o estilo de vida dele pode não ser exatamente aquilo que você quer, sem falar nas diferenças de cultura e de organização econômica entre o Brasil e a América do Norte (Pete nasceu no Canadá e vive nos EUA).
Porém o que fica aqui, ao ler seus posts, é a excelente ideia de você se afastar da maioria que segue (sem pensar) as mais variadas tendências de consumo, de finanças e estilo de vida que no final acabam levando você a se tornar um escravo do sistema, totalmente dependente do seu trabalho e de uma previdência cada vez mais instável que muitas vezes não o torna verdadeiramente feliz.

 

Para entender mais um pouco sobre esta filosofia, coloco abaixo alguns pontos críticos sobre a ideia Mustachiana.
  • Repense sobre o seu o que você consome e se isso está de te levando para o caminho de maior liberdade pessoal e financeira;
  • Encare cada nota de seu dinheiro como se fosse um pequeno trabalhador que labuta incansavelmente 24 horas por dias para torna-lo rico;
  • Pegue suas economias e coloque em investimentos que não tomem muito do seu tempo. Vá ao site do Bastter e você terá ótimos exemplos.
  • Bicicleta é uma das melhores invenções da humanidade. Excelente transporte para curtas e médias distâncias, serve também como ótimo e completo exercício físico e fará você economizar seu dinheiro ao deixar o carro na garagem além, é claro, pense na contribuição na diminuição da poluição do ambiente que você vive.
  • Fuja imediatamente de ser um car clown. Aquele infeliz que todo dia demora horas no trânsito para ir voltar do trabalho preso dentro de um carro. Mude de emprego, mude de cidade, mude de vida.
  • More em cidades que te darão um bom conforto e lazer saudável sendo perto do trabalho e fique longe dos grandes e caros centros.
  • Você é, em última instância, o responsável pela sua vida, portanto não espere que outras pessoas ou o governo resolva seus problemas.
Interessado em saber mais? Então junte-se ao culto!!
E para você? Qual a sua opinião sobre os conselhos? Possui algum que mudou sua vida? Escreva nos comentários!

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Criador e editor do blog Cada Centavo Conta. Analista em informática e entusiasta em finanças pessoais

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube
Share