Criando o Hábito de Investir

home broker cada centavo contaQuando eu tinha perto de 15 anos no final dos anos 80, meu pai me deu um dinheiro em mãos que eu já não me lembro exatamente qual era o motivo. Mas, já naquela época, eu sabia alguma coisa sobre o processo crítico inflacionário que o Brasil estava passando e decidi deixar uma parte com o meu pai, pois assim quando pedisse o dinheiro de volta viria “corrigido”. Meu pai achou graça dessa minha forma ingênua de “investir” e pouco depois acabei usando o restante. Essa seria uma boa hora para uma conversa sobre princípios básicos de educação financeira, mas a minha família, típica classe média brasileira, preocupava-se mais em gastar e consumir do que economizar e investir e claro, os tempos de hiperinflação não ajudavam. Fui ter consciência financeira somente depois de adulto, momento no qual mergulhei nos estudos e nas várias formas de investir.
Para quem me conhece e lê constantemente meus posts já sabe que eu sou um grande entusiasta dos investimentos. Educação financeira anda lado a lado com a capacidade de ganhar dinheiro, não adianta ter um sem o outro, se eu sei como ganhar dinheiro, necessariamente devo saber sobre como poupar e investir.
Sem dúvida, um dos investimentos que mais dou atenção encontra-se no mercado acionário. Ter a possibilidade de comprar uma pequena parte de uma empresa ao adquirir ações é fantástico. Veja, existe toda uma forte cultura (principalmente no Brasil) de que este mercado é somente para os ricos que especulam ganhando milhões e milhões. Sim, esta especulação existe de fato e em certo sentido é bom, pois traz liquidez ao mercado ao fazer o dinheiro circular. Mas o que eu estou falando aqui é uma forma de investimento de longo prazo. O investidor estuda sobre a empresa e o mercado em que ela está inserida e vai, aos poucos, comprando ações do dinheiro que sobra do trabalho. Com o passar dos anos, você vai perceber como é bom receber lucros e dividendos que vão, sistematicamente, pingando na sua conta. Não se preocupe com volatilidade de curto prazo, onde ações disparam, para cima ou para baixo, mas sim com a saúde financeira da empresa que você escolheu para ser sócio, permanecendo com ela enquanto achar que continua saudável. Hoje existem vários sites que podem ter ajudar a escolher boas empresas dentro dos critérios estudados por você, além disso com o advento da Internet, hoje é muito mais fácil fazer investimentos abrindo uma conta numa corretora e trabalhando via home broker. No final do artigo veja algumas indicações.
investindo em ações cada centavo conta
Como forma de incentivar a busca pelo conhecimento sobre investimentos pelos leitores do CCC, uma cópia do livro “Bem Vindo À Bolsa de Valores” de Marcelo C. Piazza, autor que também começou curioso e hoje é um investidor que conhece tanto o lado de investimento de longo prazo quanto o do curto prazo, mais especulativo, será enviado ao leitor que mais participou nas discussões deixando seus comentários nos posts do CCC. Acesse o relatório anual do blog e entre outras informações, veja os leitores que mais participaram. Leia abaixo algumas palavras do autor do livro, sobre comportamento e investimento.
Que tal se preocupar mais em economizar 10 ou 20% de sua renda mensal, e menos em gastá-la instantaneamente? Quando você se der conta, vai ter acumulado uma boa quantia para destinar aos seus investimentos, quantia esta que teria sido gasta com coisas desnecessárias.
Agradeço pela troca de opiniões que acabam enriquecendo o conteúdo do blog. Em especial ao Johnny Rodrigues que expressou sua opinião em vários artigos e que vai aproveitar bestante este livro básico, que levanta questões importantes para quem quer se tornar um investidor de sucesso.
Para saber mais.
Rico – Corretora de valores mobiliários. Ótimo lugar para começar a investir numa grande variedade de opções.
Bastter.com – O melhor amigo do investidor. Um dos dos melhores sites para quem quer informações confiáveis sobre ações e outros investimentos.
Simplinvest – Blog parceiro com muitas dicas sobre investimentos em ações.
Fundamentus – ferramenta online que disponibiliza informações financeiras das empresas com ações listadas na Bovespa.

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share