Consumo Colaborativo: Como Participar?

consumo colaborativoA prática utilizada para troca de serviços e mercadorias na nossa sociedade é antiga e foi muito utilizada em tempos em que o poder de um estado unificado e um sistema financeiro desenvolvido não alcançava habitantes de terras mais distantes dos grandes centros como na Idade Média, por exemplo. Lá, era comum este tipo de troca como forma de subsistência. Desde então as sociedades se modernizaram e passaram a usar metais preciosos e papel-moeda como formas principais de adquirir bens tanto entre pessoas, empresas, bem como entre países. Com a aproximação das nações, através do nascimento de estados democratas, derrubada de barreiras físicas e fiscais e principalmente do advento da Internet, que facilitaram o relacionamento de pessoas e países, muitas vezes de maneira informal, (sem leis ou regras rígidas) a prática da troca de bens e serviços, agora conhecido como consumo colaborativo vem crescendo bastante nos dias atuais.

 

O que é o Consumo Colaborativo?

Basicamente é a possibilidade de adquirir um bem, através de uma forma alternativa como, por exemplo, comprando de segunda-mão, usando seu tempo e conhecimento como moeda de troca ou mesmo trocando um bem seu que não usa mais, por outro de seu desejo.

 

E as Vantagens?

Vejo muitas, não somente para as pessoas envolvidas diretamente. Já faz tempo que o ser humano usa os recursos naturais da Terra de forma cada vez mais invasiva, hoje já somos mais de 7 bilhões no planeta fazendo uma forte pressão nos recursos finitos disponíveis para nós, como bem diz o ex vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Ao participar do consumo colaborativo estamos estendendo a vida útil do bem, o que significa menos lixo e menor uso de manufaturas para a construção deste mesmo objeto que seria comprado novo por você em uma loja. Mesmo sem ter dinheiro suficiente, você pode ter um desejo saciado ao trocar (ou mesmo ao alugar…)um bem que, muitas vezes, não mais utiliza apenas ocupando espaço na sua casa. Aos poucos vamos percebendo as vantagens deste tipo de consumo quando pode ser usado para satisfazer uma necessidade sua e ao mesmo tempo preservar o ambiente em que vivemos.

 

Como Posso Começar?

O CCC está constantemente achando formas de ganhar um dinheiro extra na Internet, de forma mais ética possível e sempre mantendo um foco nas finanças pessoais. Então não poderia deixar de tocar neste assunto e apresentar aos leitores formas introdutórias de como participar deste contexto de consumo colaborativo e consciente. Veja abaixo algumas iniciativas.

 

timerepublik logo cada centavo conta

Nesta iniciativa você usa seu tempo como moeda de troca: ofereça seu talento e crie um saldo de tempo para poder gastar em qualquer serviço que está sendo oferecido no site. Preencha com seus dados pessoais e detalhe seus talentos para que pessoas possam se interessar. Veja abaixo o meu “contador de tempo” que serve como moeda de troca nesta plataforma

descola ai
Site bem desenhado, com imagem profissional e de fácil navegação, onde é possível fazer trocas, vendas e oferecer/pesquisar serviços nas várias categorias oferecidas no menu à esquerda da página. Pagando um valor para o site é possível colocar seus anúncios em destaque que passam a aparecer na página principal.

 

winwe

Outra plataforma com design profissional onde é possível fazer trocas de bens variados e oferecer serviços. Foca na troca de serviços pelos participantes da comunidade.

 

toma lá dá cá

Site com apresentação simples, mas que serve bem ao propósito de troca de bens. Logo na página inicial já existem vários bens em destaque, de um livro até carro passando por monitor de computador, instrumentos musicais etc, muitos mais itens estão disponíveis no menu à esquerda. Não precisa nem fazer um cadastro, apenas insira os detalhes do bem que quer trocar, ou mesmo vender e seu anúncio estará online.

 

book mooch

Site específico para troca de livros. Acumule pontos ao enviar seus livros e peço livros de outras pessoas usando os pontos acumulados. É possível doar os pontos assim pessoas carentes poderão ganhar também.

 

tempresto

Boa plataforma especificamente para troca de livros. Logo no início você tem a possibilidade de criar sua biblioteca (um tutorial aparecerá quando fizer o primeiro login) onde poderá compartilhar com outros usuários e também informar seus desejos. Você pode simplesmente usar o site como um banco de dados dos seus livros, sem precisar compartilhar com ninguém, ou somente com amigos, por exemplo). Veja abaixo um extrato do e-mail que é recebido quando se completa o cadastro:
Em cada livro você tem as opções de, além de adicionar em sua biblioteca, marcar se quer ler, quer emprestado, quer ganhar, já leu ou se o livro está entre os Top 10 que você já leu até hoje.
Muitos outros site podem ser achados na Internet com uma rápida pesquisa. Você pode se cadastrar naqueles que mais te interessa.

 

Nota: Muitos desses serviços estavam em versão Beta na data em que foi feita este artigo, portanto esperem mudanças no futuro ou mesmo uma descontinuidade no serviço.
Gostou da ideia? Coloque suas considerações e também informe outras opções de consumo colaborativo!

 

Para saber mais:
10 Ideas That Will Change the World
http://content.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,2059521_2059717_2059710,00.html
Empreendedores Descobrem o Consumo Colaborativo
http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/noticia/2012/10/empreendedores-descobrem-o-consumo-colaborativo.html
Catraca Livre
http://catracalivre.com.br/sp/editoria/mercado-3/consumo-colaborativo-mercado-3
CC. Consumo Colaborativo
http://www.consumocolaborativo.cc

Figura do artigo: www.freedigitalphotos.net

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share