Comprando Um Smartphone No Trocafone

galaxy note logo cada centavo contaJá há algumas décadas que na nossa sociedade o comportamento consumista vem aumentando em níveis alarmantes. Pela minha própria experiência, como um técnico em computador, desde o final dos anos 90 do século passado(!), percebo que a obsolescência dos produtos, principalmente dos tecnológicos, como computadores de mesa, notebooks e celulares, cresce de forma constante. Pena daquele técnico que não se atualiza, pois rapidamente ficará sem mercado para atuar. Enquanto antigamente o serviço de manutenção de computadores, por exemplo, era fortemente demandando até o inicio dos anos 2000, agora, depois de 2010 principalmente, passou a ser extremamente fácil comprar um computador, tablet ou celular praticamente não sendo mais válido economicamente o conserto. As lojas de varejo vendem os mais variados modelos, sendo possível pagar em prestações à perder de vista, um típico comportamento de consumo brasileiro…
Nessa perspectiva – preocupante no longo prazo (talvez não tão longo assim…) – no tocante ao desperdício e na pressão da degradação ecológica que o lixo tecnológico proporciona, qualquer iniciativa que venha diminuir este grave problema mundial é bem vinda.
A empresa Trocafone, constituída com o capital de vários investidores vem ser mais uma opção nesta iniciativa de preocupação como meio ambiente e ao mesmo tempo gerar lucro, que é essencial para se manter no mercado.  Veja abaixo, no texto extraído do site da empresa, algumas informações sobre a Trocafone.

A Trocafone é uma empresa que compra e vende smartphones e tablets seminovos, com a garantia que funcionam como aparelhos novos.
Nossos principais objetivos são recompensar as pessoas por abordar o consumo de forma responsável e inteligente e oferecer tecnologia de ponta para pessoas que não poderiam arcar por aparelhos mais novos e funcionais.
É possível receber dinheiro por aparelhos eletrônicos que não são mais utilizados, além de poder usar o dinheiro como recurso para compensar o custo de um novo aparelho, e também é possível compra aparelhos seminovos de alta tecnologia, funcionando perfeitamente, que antes não seria possível adquirir. E finalmente, o meio ambiente ganha, porque evitamos que aparelhos tornem-se lixo eletrônico.

Então, como eu estava querendo comprar um celular e para testar o serviço para ver se realmente a empresa é séria, pois sabemos o quanto de arapucas existem na Internet, resolvi fazer uma compra de um celular e contar a experiência.

Iniciando a compra

Em primeiro lugar, minha ideia era comprar um modelo de celular que realmente seria muito caro se comprado novo e que também me desse a máxima diferença de valor entre um aparelho de segunda mão e um equivalente novo. Portanto para iniciar a busca é importante saber que a Trocafone divide os celulares vendidos em 3 categorias, a saber.
  • Excelente – Parecem novos.
  • Muito bom – Eventuais sinais de uso.
  • Bom – Sinais de uso, como arranhões, riscos e pequenos amassados.
bom trocafone cada centavo conta

Veja as opções na hora da compra

 

Para uma melhor verificação dos serviços, preferi procurar por celular na categoria “bom”, tentando ganhar ainda mais na diferença em relação à um novo como dito acima e para confirmar se realmente o Trocafone é justo ao informar o estado geral do aparelho. Outra medida que tomei foi me concentrar em um smartphone de tela grande (mais de 5 polegadas) sabendo que um celular novo deste tamanho, de uma boa marca, certamente seria bem caro. Abaixo veja algumas opções e em vermelho a minha escolha.
trocafone1 cada centavo conta

Algumas opções de celulares usados no site Trocafone

Como visto fiz a escolha pelo Samsung Galaxy Note, de acordo com aquilo que estava em mente. Veja abaixo mais alguns detalhes do aparelho escolhido
trocafone2 cada centavo conta

Detalhes do aparelho comprado

Ainda que você ache o site de vendas online confiável e seguro é sempre bom fazer um mínimo de pesquisas de preço mesmo que se fale de aparelhos usados e não novos comprados em lojas de varejo. Certamente se você comprasse no Mercado Livre, por exemplo, não iria fechar um negócio com o primeiro anunciante. Então para fazer esta comparação acessei o site OLX e busquei por ofertas equivalentes, veja abaixo a minha busca neste site de anúncios.

Pesquisa feita no OLX por smartphones similares

Finalizando a compra

Olhando a minha pesquisa, percebi que o preço estava dentro do razoável, levando em conta que estou comprando de uma loja e não de uma pessoa física. Com essas informações em mãos eu finalizei o processo. O processo para a compra é simples e bem conhecido de quem compra online habitualmente, aceitando uma grande variedade de opções de pagamento. Eu não esqueci de colocar o voucher,  que foi oferecido no início da compra, diminuindo o preço para cerca de R$ 330,00 sendo o frete grátis.
Em cerca de 10 dias o aparelho chegou na minha residência de acordo com que havia sido informado na hora da compra. Segundo o site, antes do envio é feito todo um checkup do celular e embalado juntamente com um carregador.  Veja abaixo algumas imagens  do smartphone e da embalagem para vocês perceberem o trabalho do Trocafone.
caixa5 trocafone cada centavo conta

Fotos da embalagem contendo o smartphone e um carregador

O Samsung Galaxy veio dentro da descrição informada pelo site: Alguns arranhões e cortes na parte traseira. De forma geral a experiência foi muito boa desde a usabilidade do site, a sinceridade das descrições até o tempo de envio. Veja abaixo a reputação do Trocafone no momento em que escrevia este post.
trocafone2 reclame cada centavo conta

Reputação do Trocafone na época em que escrevia este post

Algumas dicas

  • Mesmo comprando um aparelho usado sempre faça comparações de valores, o valor pode estar caro.
  • Atente também para a versão do sistema operacional, o smartphone pode vir com uma versão muito antiga e o suporte para uma atualização do fabricante pode ser muito difícil de conseguir.
  • É possível conseguir cupons nas lojas de desconto como Beruby e Meliuz.

Situação inusitada!

Juntamente com o smartphone veio também um cartão de memória. Até ai tudo bem, mas tanto o usuário anterior quanto o Trocafone esqueceram de apagar as fotos guardadas neste cartão. Tem várias imagens do que me parece ser o dono e seus familiares. Fica a dica para o Trocafone tomar mais cuidado na hora da verificação do celular, pois essa é uma questão tanto de privacidade quanto de segurança.
Vocês já fizeram alguma compra neste site? Pretendem fazer? Fale nos comentários o que achou!

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share