Ainda é possível ganhar dinheiro na Internet?

dinheiro internet cada centavo contaGabriel Torres, conhecido empreendedor carioca na área de informática, criou um vídeo de grande interesse para os leitores do CCC sobre como ganhar dinheiro na Internet, que eu mostro no final deste post e é uma excelente oportunidade de discussão por aqui.
É certo que a Internet é uma grande plataforma de gerar renda extra e mostrar seu trabalho para uma grande quantidade de clientes em potencial. Porém nada é tão fácil assim quando você pensa seriamente em viver do seu trabalho na Grande Rede.
Primeiro, a concorrência é muito grande. O que o CCC fala sobre como ganhar dinheiro e educação financeira muitos outros sites também já falam, até mesmo muito antes deste blog estar no ar. Então não adianta simplesmente copiar o conteúdo de outros autores ou acabar falando a mesma coisa com palavras diferentes. Você deve mostrar uma ótica única, com conteúdo de valor real para o leitor. O CCC tenta sempre demonstrar ética e seriedade, com uma grande gama de iniciativas diferentes, sem deixar de lado um maior aprofundamento dos conteúdos apresentados, chamando a atenção dos leitores para que possam discutir de forma livre e responsável, com uma das melhores plataformas de comentários no mercado.
Porém isso não é suficiente. Ao contrário do que mostra inúmeras propagandas informando que é possível fazer muito dinheiro quase como um passe de mágica, o trabalho, na verdade, é duro e não existe garantia de retorno principalmente no curto prazo.
Gabriel, autor do vídeo, fala que o modelo tradicional de como ganhar dinheiro na Internet, que é criar conteúdo e gerar renda extra com visualizações de propagandas está, de certa forma, saturado. Para entender o porquê, ele também elenca 3 pontos de extrema importância para todos aqueles interessados neste assunto. Vamos a eles:
  • O modelo de negócios do Facebook diminui catastroficamente o acesso aos blogs e sites de forma geral;
  • Queda na disposição de anunciantes dispostos em anunciar, devido a situações como a crise que o Brasil passa;
  • Fator adblock. Bloqueadores de anúncio que impedem propagandas de serem visualizadas e clicadas pelos leitores.

O quanto é muito dinheiro?

Já ouviu alguém falar que está ganhando muito na Internet? Mas…quanto é muito? O que pode ser muito para você, pode ser pouco para mim e vice-versa.
O CCC tem crescido rapidamente em termos de visitas e quantidades de posts, principalmente no ano de 2015. Porém, na questão de rendimento, atualmente tem sido possível pagar todos os custos de um blog (hospedagem, temas, domínios…) e ainda sobra algum dinheiro para outras pequenas despesas pessoais do editor que vos fala. E, por enquanto, é só.

Acesse aqui a entrevista com o professor Gabriel Torres

Outra forma muito boa é usar a Internet como promoção da sua profissão atual. Da exposição exagerada e muitas vezes fantasiosa das redes sociais até a criação de blogs/vlogs/websites é muito interessante que qualquer profissional tenha uma presença no mundo virtual. Neste caso a Internet funciona como uma alavanca ou mesmo como um tradicional curriculum vitae. Um nutricionista ou professor de educação física, por exemplo, teria muito o que falar, sendo uma questão de:
  1. Achar um nicho promissor;
  2. Entender um pouco de SEO;
  3.  Saber escrever bem para atrair o máximo de leitores.
De qualquer forma, entre erros e acertos, eu aprendi muito nesse tempo como um criador do blog e espero usar toda essa experiência para também alavancar os rendimentos nos próximos anos.
Para mim, realmente funciona no longo prazo, até porque eu tenho pouco tempo disponível, então devo ajustar a minha expectativa ao tempo que tenho sobrando.
E como funciona para você? Pensa em montar sua presença na web de forma profissional? Sabe como ganhar dinheiro no mundo virtual?
Clique no vídeo abaixo, assista ao professor Gabriel Torres e coloque seus comentários e críticas e vamos discutir este importante assunto!

Image courtesy of digitalart at FreeDigitalPhotos.net

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share