Comparativo entre LCA x CBD

news economia cada centavo contaNesta área vou comentar alguma notícia ou fato interessante principalmente sobre economia e assuntos correlatos. Serão posts pequenos que podem ser lidos rapidamente e facilmente “digeridos” pelo leitor ou leitora e assim aumentar seu conhecimento sobre este assunto.
Neste momento de maiores dificuldades na economia Brasileira devido principalmente à fatores internos, ainda que o governo federal indique que a influência para nossas grandes malezas são , predominantemente, externas é sempre bom ter um comportamento conservador. É por isso que este blog sempre está aberto para tratar de educação financeira com os leitores.
Quem poupou antes da crise, agora está em situação bem mais tranquila e pode analisar o horizonte financeiro pessoal e familiar com muito mais eficiência.
Pensando nesta ótica e procurando por oportunidades para poupar dinheiro, fiz uma rápida pesquisa no site de investimentos Órama, comparando algumas opções em renda fixa e acabei me atentando para uma tabela que reunia os investimentos disponíveis nesta área. Veja abaixo.

 

orama lca cdb cada centavo conta2

Tabela com oferecimentos de investimentos em renda fixa

Eu fiquei entre as opções destacadas em vermelho. Perceba que uma das opções possui imposto e a outra não. Essa é uma das maiores discussões entre qual é o melhor investimento: Aquele que possui uma menor taxa de retorno porém não paga imposto (do emissor Banco Fibra) ou então um que tem uma melhor taxa porém é possui incidência de imposto pelo governo.

Qual foi minha escolha?

Aqui a palavra mágica é: Tempo. Como o imposto é regressivo ficando em um valor mínimo em 2 anos, o ideal é que você fique o máximo de tempo possível para investimentos que pagam este imposto. No meu caso como estou pensando à longo prazo a melhor coisa fazer será escolher o CDB, pois no fim da carência (quando poderei resgatar após 725 dias) terei um valor de R$ 6.575,86 contra um resgate na LCA, após 721 dias de 6.431,88. Se fosse menos tempo talvez a opção melhor seria a LCA, somente o tempo dirá. Então, para não entrar em matemática mais pesada, a ideia central é saber quando vale a pena o investimento com imposto versus aquele sem imposto. Veja este simples gráfico.

orama lca cdb cada centavo conta graf

 

Com este gráfico, sem escalas, é mostrado o que havia falado antes. Para um tempo menor, dependendo da taxa, é provável que o investimento sem incidência de imposto terá melhor desempenho, caso seu horizonte seja maior então prefira a opção com imposto decrescente porém com melhor taxa. Na hora da escolha, faça a matemática ou use simuladores e tabelas disponíveis nos sites especializados.
——
Para quem quer uma discussão mais profunda, acesse este post do blog chamado Jornada do Dinheiro, sobre educação financeira e investimentos.

 

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share