Black Friday é Válida? Veja na Prática! 2º Parte e Final

No primeiro post sobre um exemplo de compra na Black Friday ficamos de analisar, após exposto as diferenças e semelhanças entre dois modelos de smartphones intermediários, qual seria a melhor compra nesta promoção que se tornou bastante famosa no Brasil.
Para começar vamos falar do modelo Samsung Galaxy  S5 usado disponível na TrocaFone que era uma das duas opções escolhida para a comparação. Seu valor estava anunciado em R$ 729,00 quando fiz a primeira parte deste post e para minha surpresa este valor chegou em R$ 899,00 em pleno final de semana da Black Friday. Veja abaixo imagem confirmando este valor.
trocafone-s5

Samsung S5 na TrocaFone cerca de 20% mais caro durante a BlackFriday

Consegue entender? Durante a promoção o valor subiu muito. Claro, tive o cuidado de comparar celulares usados em iguais condições (excelente estado).
Agora a segunda opção: Um LG K10 novo que, pouco antes do fim de semana da promoção, estava em 662,87 e depois caiu para cerca de 610,00. Confirmando que o preço baixou durante a promoção. Como a oscilação do preço deste smartphone oscilou bastante ficou difícil precisar o valor exato, pois quando um preço em promoção era anunciado, logo depois estava esgotado. Típica situação que acontece na Black Friday e que irrita muito o consumidor.   Abaixo imagem do histórico de preço até o fim de semana da promoção.

lgk10-preco

 

Então significa que o consumidor foi enganado pelo TrocaFone?

Vamos ter cuidado ao afirmar tal situação. Apesar de em um primeiro momento pensarmos exatamente desta forma. A empresa não tem a obrigação de colocar todos os seus produtos em promoção, porém é realmente estranho um valor de celular que, certamente é um dos mais vendidos na loja, com um valor bem acima da média antes da promoção. Parece uma intenção de lucrar com a ansiedade do consumidor o que não acho uma boa intenção.

Então qual a real lição?

Não importa se é uma mega promoção, se as lojas varejistas promovem a Black Friday como o grande dia de preços baixos. O que importa é você fazer uma pesquisa detalhada, após ter confirmado que realmente necessita do produto e somente após toda esta comparação fazer a compra se realmente for financeiramente vantajoso. No caso acima eu não compraria o Samsung S5, pois compraria caro, certamente daria uma chance para o LG K10 pois, historicamente está com um bom preço. Eu disse historicamente, pois a o desconto no fim de semana da Black Friday nem é tão bom assim.
Toda esse trabalho só confirma que nunca devemos deixar nossa ansiedade tomar conta das nossas ações, o processo de compra de qualquer produto deve ser avaliado de forma cuidadosa sob pena de amargar compras com preços altos em plena época de “promoção”.
E para vocês, como foi a experiência de compra durante a Black Friday? Escrevam nos comentários!

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube
Share