Bancos Comerciais Ajudam na Educação Financeira?

Bancos ajudam na educação finaceira

Entre os que entendem sobre economia e mercado financeiro é notório que os gerentes dos grandes bancos comerciais não são planejadores financeiros, mas sim vendedores que precisam bater metas para alcançar melhores salários. A consequência é que os produtos financeiros ofertados nos bancos não tem como finalidade, na maioria das vezes, trazer benefícios para o cliente.
Típica situação é encontrada quando o gerente “empurra” títulos de capitalização como se fosse um investimento. Não se engane, título de capitalização não irá te ajudar a criar riqueza, mas certamente gerará um bônus para o gerente da sua conta como já alertou o site Dinheirama.
 Mas será que essa postura, de ludibriar o cliente quando em contato direto com o banco, é a única iniciativa ou podemos também encontrar algo de válido entre os bancos comerciais, no que diz respeito sobre ser mais inteligente financeiramente? Curioso, resolvi fazer uma pesquisa sobre educação financeira nos sites dos principais bancos comerciais do Brasil, a fim de verificar se existe um lado bom.

Nem Tudo é Ruim

 Foi grata a minha surpresa ao perceber que os bancos pesquisados possuem uma área por vezes bem feita e que facilita a assimilação de um assunto, que é considerado por muitos como difícil (“deixa que meu gerente cuide disso!”) ou mesmo um tabu no núcleo familiar (o que gera falta de conversa sobre planejamento financeiro). Do resultado da minha pesquisa coloco abaixo os sites sobre educação financeira dos principais bancos para que você, caro leitor, possa escolher e não ter mais desculpas de não cuidar do seu dinheiro. Então, lembre-se: dinheiro é uma ferramenta para alcançar seus objetivos na sua vida, portanto saiba como usá-lo!

 

 

Caixa

caixa financeira cada centavo conta

 

Um dos bancos mais conhecidos entre brasileiros, líder em empréstimo financeiro, totalmente controlado pelo governo, a CEF criou um site com belo visual e fácil de navegar. Nele é possível não somente aumentar seus conhecimentos através de textos e vídeos como também testar, através de exercícios, seus conhecimentos adquiridos. Clique na imagem para ir ao site.

 

 

Itaú

itau

Outro site também muito bem feito, tocando nos principais temas de interesse do brasileiro: como sair do vermelho, poupar, a família e o dinheiro etc. Concentra o máximo de informação numa única pagina e dependendo do seu interesse, é só escolher o tópico. Também é legal a possibilidade de baixar as aulas em PDF para depois ler (no seu celular ou leitor digital, por exemplo). Clique na imagem para ir ao site.

 

 

Banco do Brasil

banco do brasil educação financeira

 

 Banco comercial com capital aberto de maior penetração no mercado Brasileiro, o BB também criou sua página sobre educação financeira. Percebe-se que a página principal é mais simples do que os outros bancos, necessitando do usuário maior vontade de descobrir o conteúdo. Não desanime, pois o BB oferece muita informação mantendo fácil a navegação. No menu a esquerda é possível acessar diversas informações importantes. Tópicos como uso responsável do crédito, cursos e dicas são algumas delas.  Clique na imagem para ir ao site.

 

 

Bradesco

Economizando dinheiro com Bradesco

De belo apelo visual e bem formatado, o site convida toda a família é convidada para saber mais sobre educação financeira. As informações estão dispostas em esquema de menu, mais discretamente, ou em imagens espalhadas pela página principal. Escolha qual tópico te interessa, entre ferramentes financeiras, controle de orçamento, produtos financeiros etc e aprofunde seus conhecimentos. Clique na imagem para ir ao site.

 

 

 Santander

santander educação financeira cada centavo conta

Já na página do Santander, também bem organizada, porém mais simples que os concorrentes, é possível clicar em vídeos que falam orientação financeira, um dos importantes aspectos da educação financeira. Clique na imagem para ir ao site.

 

 

HSBC

hsbc educação financeira

 Com uma bela página e visualmente fácil de navegar o HSBC passa seu recado de forma bem feita. Escolha um dos temas clicando nas imagens e uma nova página abrirá com informações mais detalhadas. Agora é só ver o qual o assunto que mais te interessa e começar seus estudos. Este site tem material para horas de pesquisa. Você vai gostar Clique na imagem para ir ao site.

 

 

Mercantil do Brasil

mercantil do brasil educação financeira

 

Banco não muito conhecido pelos brasileiros, mas que caprichou na página sobre educação financeira. Família, independência, maturidade, empreendedorismo. Escolha a melhor opção para seu perfil e aprofunde-se neste excelente site. Também é possível baixar planilhas, ter sugestões de leitura e testar seu planejamento financeiro respondendo uma série de questões de múltipla escolha. Inclusive, é possível enviar dúvidas sobre o assunto, é só clicar na imagem “O Consultor Responde”.

 Bônus

scielo brazil cada centavo conta

Para quem gosta do lado acadêmico da educação financeira este artigo publicado na Scielo, uma biblioteca eletrônica sobre artigos brasileiros selecionados, é bem interessante. Chamado de Paradigmas da educação financeira no Brasil, ele versa sobre cinco ações que auxiliam no engajamento dos agentes públicos e privados no programa de educação financeira. Aproveite!
Então vamos aproveitar o bom conteúdo publicado pelos bancos e escolha o seu preferido, acesse a página e aprenda a ter uma vida mais saudável financeiramente!

 

Crédito das fotos: freedigitalphotos.net

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share