Aprenda sobre finanças com Mauro Halfeld

mauro halfeld cada centavo conta logo2Uma das mais importantes disciplinas quando queremos trabalhar e ganhar dinheiro diz respeito à educação financeira.
Eu quero dizer que, para ganhar dinheiro,  é preciso um alto nível de entendimento sobre esta disciplina.
Como se diz por aí: Dinheiro na mão é vendaval. O CCC repetida vezes fala da importância da educação financeira na vida de todos. Muitos acham que primeiro devemos trabalhar e ganhar muito dinheiro para depois se preocupar com as questões financeiras. Essa é uma lógica que, principalmente no longo prazo não funciona. Certamente temos os mais variados exemplos de pessoas, famosas ou mesmo no círculo pessoal de amigos, que mesmo possuindo bons salários estão constantemente em situações financeiras difíceis .
Erro fatal
Este é justamente o erro fatal que muitos brasileiros cometem, levando a um constante estado de endividamento para a vida toda, terminando numa aposentadoria certamente infeliz. Por quê? Porque nunca pensou em desenvolver a inteligência financeira, assim qualquer dinheiro que entre na sua conta corrente não será usado para construir uma vida realmente mais feliz e sim irá evaporar em atitudes irresponsáveis.
Inteligência financeira
Não estou falando da inteligência “padrão” aqui. Você pode ser ótimo em matemática porém se não põe em prática seus conhecimento para trabalhar a seu favor, pode-se considerar um analfabeto em finanças. Conheço pessoas inteligentes, com alto grau de educação formal, economistas até, mas com uma bagunçada vida financeira.
OK, como faço para ter este “inteligência financeira”
Não existe muita formalidade sobre esta questão, portanto cabe especialmente à você adquirir este conhecimento. Leia blogs, tenha interesse sobre notícias financeiras de jornais e leia livros básicos que ajudam a destrinchar todo o “economês”. Como disse, pouco importa se você possui uma alta qualificação na área econômica se não põe em prática tais conhecimentos. As vezes um curioso, com a devida cautela, pode obter sucesso nos investimentos. O tempo dirá quando você deverá intensificar seus estudos em alguma área especifica.
Falando em tempo…
Essa é uma das principais desculpas: Eu não vou ler livros e mais livros pois não tenho tempo! OK, este é uma desculpa razoável, por assim dizer. Ainda que a leitura de livros seja extremamente importante, realmente sobra pouco tempo para assuntos não correlacionados diretamente ao seu trabalho, por exemplo.
Mauro Halfeld te ajuda.
Tratando justamente sobre isso a dica que eu passo é ouvir o podcast diário sobre assuntos financeiros do Mauro Halfeld, um dos melhores programas na área, servindo para todos os tipos de ouvintes, de todas as classes sociais, inclusive e principalmente, para os principiantes. Mauro é colunista da rádio CBN, professor de finanças e reconhecidamente uma dos maiores educadores do Brasil, escritor de vários livros sobre investimentos e finanças pessoais. Sempre com uma pegada leve, transforma assuntos considerados complicados em linguagem que qualquer iniciante poderá acompanhar. Os assuntos são variados: Investimentos em renda fixa e no mercado acionários, dicas sobre compra de títulos de tesouro federal, informações sobre o atual momento econômico do Brasil, mercado imobiliário etc. Aquilo que o ouvinte se interessa, Mauro responde de forma bem didática.
cbn mauro cada centavo conta lsita

Acesse a página e veja o histórico do assuntos

 

Ao ouvir com constância o podcast, chamado de CBN Dinheiro, você tomará a decisão de qual assunto te interessa mais neste mundo de finanças pessoais, com a confiança de ter a ajuda do um especialista e assim se aprofundar em temas de maior interesse. Poupando muito seu tempo.
Então não perca mais seu tempo e assine este podcast. Certamente no futuro você vai me agradecer!

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Fred

Fred

Sou profissional de informática com mais de 10 anos de experiência na área e tenho grande interesse em educação financeira e investimentos. Sou também criador do blog Cada Centavo Conta sobre educação financeira e oportunidades na Internet. Tenho como Hobbies a leitura de histórias em quadrinhos e ficção científica.

Share